segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Todos seguem padrões


Depois de deixar 1 litro de solução padrão de nitritos cair, enquanto limpava o chão e ajuntava os cacos de vidro parei para pensar em padrões.

Padrões de comportamento em uma sociedade hipócrita, padrões de beleza, padrões individuais, ou seja, nosso modo operante ou padrões que criamos.

Geralmente as pessoas me criticam quando fico analisando, mas infelizmente é mais forte do que eu, depois de ficar 12 anos dentro de um laboratório analisando amostras e padrões passei a analisar ações e reações.

Quando falo que todos seguimos um padrão de ação e reação me refiro as nossas preferências e objetivos e como nos comportamos e agimos para atingi-los.Objetivos de vida e o que estamos dispostos a fazer para alcançá-los, preferências também chamado de gosto: alto,baixo,gordo, magro, novinho, velho, e assim vai.

Toda ação provém de uma finalidade, uma pose de foto quer transmitir algo, um ponto e vírgula em frase pode insinuar ou deixar algo subentendido. Quando percebemos que estamos perdendo algo ou alguém que nos dá certo conforto jogamos certas migalhas para mantê-lo por perto.

Gosto de um texto de Martha Medeiros que diz:

"Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela ´vende´ de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos. Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças. Mas se esta pessoa ´inventou´ um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido: a de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.".


Por isso que padrões são construídos e desconstruídos diariamente. Por que passei a racionalizar? Por que a razão me trai menos que meus sentimentos e no fim das contas todos temos um mecanismo de auto-proteção.