quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A volta de "Vale Tudo"


Quem gosta de novela poderá matar as saudades de um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. No dia 04/10, à 0h45, está de volta ao canal Viva a novela "Vale Tudo", marcada pela polêmica "Quem matou Odette Roitman?" - personagem de Beatriz Segall -, fato que foi revelado apenas no último capítulo da novela.

Na lista de as melhores novelas Vale Tudo sempre está presente. Eu não vou perder...

Segue um resumo e informações da novela:

A jovem e ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) tem a certeza de que a honestidade, no Brasil, não vale nada. Sem pensar duas vezes, ela vende a única propriedade da família, uma pequena casa em Foz do Iguaçu, deixando a mãe, Raquel (Regina Duarte), no olho da rua. Sem dar satisfações, muda-se para o Rio de Janeiro, com o intuito de ganhar a vida como modelo. Na cidade grande, envolve com o mau-caráter César (Carlos Alberto Riccelli), que a incentiva a conquistar Afonso Roitman, filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e dono da grande fortuna dos Roitman. Traída por Fátima, Raquel também se muda para o Rio, onde conhece Ivan (Antônio Fagundes), o homem por quem se apaixona. Mãe e filha tentam então a sobrevivência na capital, cada uma à sua maneira. Raquel, humilde, honesta e trabalhadora, passa a vender sanduíche na praia, enquanto Fátima, depois de muitas armações e maldades, consegue casar-se com Afonso. Mas o destino irá confrontar as duas.

Um dos grandes momentos da televisão brasileira. Gilberto Braga obteve seu maior êxito com Vale Tudo, a saga das inimigas Raquel e Maria de Fátima, mãe e filha respectivamente. Fátima é inescrupulosa e não hesita em passar por cima de quem quer que seja para obter o que deseja: dinheiro e ascensão social. E a jovem pensa que o caminho mais fácil é o mais certo: a desonestidade. Sua mãe Raquel, no entanto, pensa exatamente o contrário. Simplória e honesta, para Raquel somente o trabalho árduo é capaz de dar dignidade a uma pessoa. Abandonada pelo marido e com a filha para criar, Raquel não teve medo de dar duro como guia de turismo em Foz do Iguaçu.

Após ter sido enganada pela filha e ficar sem casa, Raquel vai atrás dela e estabelece-se no Rio. Lá conhece Ivan, por quem se apaixona, e de vendedora de sanduíche na praia, chega à dona de uma grande rede de restaurantes, a Paladar.

A história tem uma reviravolta quando Raquel encontra 800 mil dólares, perdidos pelo desonesto empresário Marco Aurélio (Reginaldo Faria), e não aceita ficar com o dinheiro, como havia sugerido Ivan. Os dólares desaparecem através de um plano de Fátima, e Raquel acredita que foi Ivan o autor do roubo. Os dois rompem por causa disso e Ivan se casa com Heleninha Roitman (Renata Sorrah), uma artista plástica frágil e alcoólatra, filha da matriarca dos Roitman, Odete.

Odete é uma mulher perigosa e, assim como a nora Fátima, capaz de tudo para atingir seus objetivos. Odete nutre um profundo desprezo pelo Brasil e pela pobreza em geral, mas mesmo com todo seu poder, acaba sendo assassinada. Vale Tudo foi a novela que parou o país com a pergunta "Quem matou Odete Roitman?", a dúvida que tirou o sono de milhões de brasileiros no final de 1988. Poucas vezes uma novela mobilizou tanto o país.
Leila (Cássia Kiss) mata Odete

A Maggi, fabricante de caldo de galinha, promoveu um concurso para premiar quem adivinhasse o nome do assassino, e oBrasil parou diante da TV em 6 de janeiro de 1989 para conhecer a identidade do criminoso. O mistério do assassinato de Odete Roitman tornou-se motivo de apostas, rifas e sorteios. A cena foi gravada no dia em que o último capítulo iria o ar, e nem o próprio elenco sabia. No último momento o diretor Denis Carvalho dispensou os demais atores e anunciou que Leila (Cássia Kiss) seria a assassina.

Com sua trama contagiante, a novela tinha a marca registrada dos bons folhetins, associada a uma crítica social ao país. Nossos principais problemas políticos se refletiam como nunca, e Vale Tudo lançou a pergunta comum a milhões de brasileiros: “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”. Odete Roitman e Marco Aurélio representavam o que havia de corrupto no país, enquanto Raquel e Ivan simbolizavam a vida difícil de milhões de brasileiros.

Exportada para diversos outros países, Vale Tudo foi sucesso lá fora também. Em Cuba, por exemplo, o governo resolveu legalizar em 1995 uma rede de restaurantes privados que funcionava clandestinamente desde 1993. Esses restaurantes, mantidos em âmbito familiar, receberam o nome de "paladares", assim batizados por conta do nome da empresa de alimentos de Raquel na novela.

Em 2002, a Globo, em parceria com a Rede Telemundo, cadeia de emissoras abertas voltada para a comunidade latina nos Estados Unidos, produziu uma nova versão de Vale Tudo, em espanhol: Vale Todo, com elenco formado por atores latinos.

Ficha técnica:

Novela de Gilberto Braga
Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres
Direção de Denis Carvalho e Ricardo Waddington
Direção geral de Denis Carvalho
De 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989

Elenco:

Regina Duarte - Raquel Acciole
Antônio Fagundes - Ivan
Glória Pires - Maria de Fátima
Carlos Alberto Riccelli - César Ribeiro
Beatriz Segall - Odete Roitman
Renata Sorrah - Helena
Cássio Gabus Mendes - Afonso
Lídia Brondi - Solange
Natália Thimberg - Celina
Reginaldo Faria - Marco Aurélio
Cássia Kiss - Leila
Adriano Reys - Renato Felipelli
Denis Carvalho - William
Cláudio Corrêa e Castro - Bartolomeu
Pedro Paulo Rangel - Poliana (Aldálio)
Lília Cabral - Aldeíde
Rosane Gofman - Consuêlo
Stepan Nercessian - Jarbas
Cristina Galvão - Íris
Sérgio Mamberti - Eugênio
Cristina Prochaska - Laís
Marcos Palmeira - Mário Sérgio
Otávio Mueller - Sardinha
Fábio Villaverde - Thiago
Flávia Monteiro - Fernanda
Marcelo Novaes - André
Íris Bruzzi - Eunice
Zeni Pereira - Maria José
Danton Mello - Bruno
Fernando Almeida - Gildo
Paula Lavigne - Daniela
Jairo Lourenço - Luciano
Maria Gladys - Lucimar
Lourdes Mayer - Dona Pequenina
Paulo Reis - Olavo
João Camargo - Freitas
Nara de Abreu - Deise
Ana Lúcia Monteiro - Marina
Bia Seidl - Marília
Lala Deheinzelin - Cecília
Paulo Porto - Queiróz
Rira Malot - Marieta
Martha Linhares - Suzana
Renara Castro Barbosa - Flávia
Carlos Gregório - Gerson
Edson Fieschi - Carlos
Fábio Junqueira - Fred
Ivan de Albuquerque - Laudelino
Maria Isabel de Lizandra - Marisa
Paulo César Grande - Franklin
Zilka Salaberry - Ruth
Turíbio Ruiz - Dr. Gomes
Ludoval Campos - Fernando
Paulo Villaça - Gustavo
Joyce de Oliveira - Rosália
Roberto Frota - Santana
Marcos Waimberg - Bernardo
Paulo Rezende - Vasco
Sebastião Vasconcelos - Salvador
Daniel Filho - Rubinho
Monique Lafond
Marcos Manzano - Giovanni (Príncipe de Voltera)

Fonte:
http://br.geocities.com/site_espelhomagico e Canal Viva

Uma fase que se repete


Saudade de um amigo com o qual possa comentar qualquer tipo de assunto sem ter de medir palavras....saudade de um amigo que viva inserido no mesmo "mundinho"....saudade de um amigo para fazer festa em um ambiente onde você não precise atender ao politicamente correto por este imposto....Saudade de um amigo daqueles que você toma as dores.....e cansado de ouvir tudo vai dar certo.

Eu não me importo se vai dar certo ou não, quero apenas desabafar com alguém que me entenda ou pelo menos esteja disposto a realmente ouvir.

Infelizmente o tempo vai nos moldando de acordo com o ambiente de convívio.O que chega a ser engraçado é que os momentos felizes eram falsos e o que restou de verdadeiro não foi tão bom assim.