sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chuta que é macumba


Havia prometido a mim mesmo não comentar mais sobre política para evitar conflitos partidários. Entretanto, frente ao caso Arruda não tenho como deixar de mencionar a nova etapa da política brasileira. Esta, marcada pelo total cinismo e descaramento, onde roubar cofres públicos tornou-se prática corriqueira e banal. Todos sabemos que desvio de verba pública não vem de hoje, o que mudou foi a forma escancarada que isso vem sendo feito, e o pior de tudo, provas materiais (vídeos, áudios), praticamente não valem nada, afinal de contas, se uma peça cair, o bando todo vai junto, já que se trata de um sistema cíclico.

Em economia aprendemos que desenvolvimento não está apenas ligado a crescimento econômico, mas também a questões sociais, culturais e ambientais. E são esses fatores que são levados em consideração e analisados para elaborar políticas públicas objetivando a expansão de determinado país ou região. Fica a questão: Como é possível crescer se o fator determinante deste mesmo, está ligado as políticas públicas que são elaboradas através do congresso, senado, sendo estes povoados por figuras políticas como o senhor Arruda e seu bando.??

Alguém tem alguma dúvida por que vivemos nesse caos sócio-político?

Levando em consideração que temos uma constituição retrógrada, políticos que fazem carreira e uma população alienada, que cai naquele jogo de aparências que muitos políticos criam para passar uma boa imagem, com seus filhos e esposas forjados, demonstrando serem políticos de família; enquanto convivermos nesse panorama, dificilmente teremos o esperado desenvolvimento.