segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEMANA DA DIVERSIDADE - PARADOXOS DA IDENTIDADE


Comemoramos hoje os 41 anos da Revolta de Stonewall, acontecimento que deu inicio ao movimento gay internacional. No Brasil o fato parece ter passado batido, poucos lembraram e nenhuma manifestação aconteceu. Talvez por que ao longo do tempo a glamurização das paradas tirou o foco dos objetivos pelas quais elas surgiram.
No ano de 1969 em Nova Iorque um fato entrou para a história como o dia que desencadeou o princípio da luta por seus direitos e pela liberdade dos homossexuais.

No bar Stonewall, freqüentado por gays, lésbicas e travestis nos anos 60 eram constantes blitz por partes de policiais,sendo que estes extorquiam e realizavam prisões. Cansados da opressão e humilhação ao que eram submetidos, em 28 de junho de 1969, cerca de 400 freqüentadores decidiram enfrentar a polícia , fato este sendo chamado de a Revolta de Stonewall.

Os enfrentamentos duraram vários dias , juntando cada vez mais simpatizantes da causa. O fato tomou conta da mídia levando a diversos protestos em várias partes dos EUA, e assim promovendo a adesão de vários atores sociais do mundo.
A luta por quebrar preconceitos continua, é diária, os objetivos dos atores sociais envolvidos em 1969 ainda existem, mesmo alguns movimentos sociais terem tomado novos rumos.