quarta-feira, 21 de abril de 2010

Acessibilidade já



Acessibilidade não significa apenas permitir que pessoas com necessidades especiais tenham condições de mobilidade e locomoção, mas trata-se de um direito adquirido ao uso do espaço urbano, meios de transporte, uso de produtos, serviços e informação.

Nunca gostei de utilizar a palavra inclusão, por que significa aceitar a pratica da exclusão, o que foi uma realidade por muitos anos. Prédios, lojas, praças de alimentação, transporte público e ruas, sem as menores condições de atender a pessoas com necessidades especiais.

Cidades foram sendo criadas a passos largos não dando a menor importância a um projeto de infra-estrurura planejada e muito menos acessível a portadores de necessidades especiais.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade foi deixada de lado por muito tempo. Somente a alguns poucos anos estão sendo realizadas obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios com o objetivo de respeitar às necessidades de todos .

Chega a ser ridículo saber que somente quando o assunto tornou-se público através de uma novela, com finalidade de angariar alguns pontos de audiência, passou-se a pregar a consciência de buscar medidas de apoio aos deficientes. Outro erro grotesco, deficientes somos todos nós, todos temos limitações, portanto utiliza-se o termo “pessoas com necessidades especiais”.

O que me deixa mais irritado do que poder público que só se mexe em ano de eleição é população ignorante e idiota que fica fazendo piada e graça com portadores de necessidades especiais.

Dica de site: http://www.acessibilidade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário