segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEMANA DA DIVERSIDADE - PARADOXOS DA IDENTIDADE


Comemoramos hoje os 41 anos da Revolta de Stonewall, acontecimento que deu inicio ao movimento gay internacional. No Brasil o fato parece ter passado batido, poucos lembraram e nenhuma manifestação aconteceu. Talvez por que ao longo do tempo a glamurização das paradas tirou o foco dos objetivos pelas quais elas surgiram.
No ano de 1969 em Nova Iorque um fato entrou para a história como o dia que desencadeou o princípio da luta por seus direitos e pela liberdade dos homossexuais.

No bar Stonewall, freqüentado por gays, lésbicas e travestis nos anos 60 eram constantes blitz por partes de policiais,sendo que estes extorquiam e realizavam prisões. Cansados da opressão e humilhação ao que eram submetidos, em 28 de junho de 1969, cerca de 400 freqüentadores decidiram enfrentar a polícia , fato este sendo chamado de a Revolta de Stonewall.

Os enfrentamentos duraram vários dias , juntando cada vez mais simpatizantes da causa. O fato tomou conta da mídia levando a diversos protestos em várias partes dos EUA, e assim promovendo a adesão de vários atores sociais do mundo.
A luta por quebrar preconceitos continua, é diária, os objetivos dos atores sociais envolvidos em 1969 ainda existem, mesmo alguns movimentos sociais terem tomado novos rumos.

Um comentário:

  1. Apesar de ter passado em branco no Brasil, tem muita gente trabalhando por isso, mesmo que na penumbra. As paradas, apesar da glamurização, ainda conseguem atingir um pouco de seu objetivo político-social, e é através dela que o mundo vê que não somos tão poucos... que temos força, que temos cara e voto!

    ResponderExcluir