sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança



A história de Preciosa se passa em Nova York, bairro do Harlem em 1987. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos violentada pelo pai (Rodney Jackson), abusada pela mãe (Mo'Nique)e ridicularizada por ser pobre e gorda.

Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Preciosa é suspensa da escola após engravidar pela segunda vez. A Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, onde ela encontra um meio de fugir de sua existência traumática.

Preciosa não tem meio termo, é extremamente denso mesclando crueldade e emoção, suas cenas finais são fantásticas.

Mo'Nique mostra uma das mães mais malvadas que já vi no cinema, uma interpretação impecável que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante,e não será surpresa nenhuma se levar o oscar também.

O filme conta ainda com as atuações de Mariah Carey (Sra. Weiss)e Lenny Kravitz (Enfermeiro John)

Está mais que provado que o ambiente familiar durante a infância tem influencia direta sobre o caráter e desvios de comportamento da pessoa depois adulta.

Particularmente, digo que passar por cima de questões de maus tratos no passado são um exercício diário. Transpor traumas do passado para que estes não ditem o futuro são complicados mas fundamentais, uma vez que, prender-se a eles pode ser aterrorizante e deixar aquele gosto de vingança que mais tarde você verá que não lhe levará a nada a não ser confirmar que você absorveu a maldade que lhe foi imposta anteriormente.

Maldade não se combate com maldade mas sim com indiferença.

3 comentários:

  1. Ainda não vi. Mas pelo que tenho lido sobre o filme deve ser mesmo interessante.
    De outro lado, superar traumas passados, não uma tarefa simples, e na verdade, não se supera uma história de vida, aprende-se a conviver com essa história de forma menos negativa.
    Bju
    Jay

    ResponderExcluir
  2. Este filme me lembrou muito "Palíndromes" do Todd Solondz, tu já viu? há uma atriz parecida, e de certo modo é um filme que também aborda a constante necessidade de transpormos alguns maus-tratos, afinal o sujeito nunca sai ileso.

    Um abraço
    www.cinefreud.blogspot.com

    ResponderExcluir