quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A volta de "Vale Tudo"


Quem gosta de novela poderá matar as saudades de um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. No dia 04/10, à 0h45, está de volta ao canal Viva a novela "Vale Tudo", marcada pela polêmica "Quem matou Odette Roitman?" - personagem de Beatriz Segall -, fato que foi revelado apenas no último capítulo da novela.

Na lista de as melhores novelas Vale Tudo sempre está presente. Eu não vou perder...

Segue um resumo e informações da novela:

A jovem e ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) tem a certeza de que a honestidade, no Brasil, não vale nada. Sem pensar duas vezes, ela vende a única propriedade da família, uma pequena casa em Foz do Iguaçu, deixando a mãe, Raquel (Regina Duarte), no olho da rua. Sem dar satisfações, muda-se para o Rio de Janeiro, com o intuito de ganhar a vida como modelo. Na cidade grande, envolve com o mau-caráter César (Carlos Alberto Riccelli), que a incentiva a conquistar Afonso Roitman, filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e dono da grande fortuna dos Roitman. Traída por Fátima, Raquel também se muda para o Rio, onde conhece Ivan (Antônio Fagundes), o homem por quem se apaixona. Mãe e filha tentam então a sobrevivência na capital, cada uma à sua maneira. Raquel, humilde, honesta e trabalhadora, passa a vender sanduíche na praia, enquanto Fátima, depois de muitas armações e maldades, consegue casar-se com Afonso. Mas o destino irá confrontar as duas.

Um dos grandes momentos da televisão brasileira. Gilberto Braga obteve seu maior êxito com Vale Tudo, a saga das inimigas Raquel e Maria de Fátima, mãe e filha respectivamente. Fátima é inescrupulosa e não hesita em passar por cima de quem quer que seja para obter o que deseja: dinheiro e ascensão social. E a jovem pensa que o caminho mais fácil é o mais certo: a desonestidade. Sua mãe Raquel, no entanto, pensa exatamente o contrário. Simplória e honesta, para Raquel somente o trabalho árduo é capaz de dar dignidade a uma pessoa. Abandonada pelo marido e com a filha para criar, Raquel não teve medo de dar duro como guia de turismo em Foz do Iguaçu.

Após ter sido enganada pela filha e ficar sem casa, Raquel vai atrás dela e estabelece-se no Rio. Lá conhece Ivan, por quem se apaixona, e de vendedora de sanduíche na praia, chega à dona de uma grande rede de restaurantes, a Paladar.

A história tem uma reviravolta quando Raquel encontra 800 mil dólares, perdidos pelo desonesto empresário Marco Aurélio (Reginaldo Faria), e não aceita ficar com o dinheiro, como havia sugerido Ivan. Os dólares desaparecem através de um plano de Fátima, e Raquel acredita que foi Ivan o autor do roubo. Os dois rompem por causa disso e Ivan se casa com Heleninha Roitman (Renata Sorrah), uma artista plástica frágil e alcoólatra, filha da matriarca dos Roitman, Odete.

Odete é uma mulher perigosa e, assim como a nora Fátima, capaz de tudo para atingir seus objetivos. Odete nutre um profundo desprezo pelo Brasil e pela pobreza em geral, mas mesmo com todo seu poder, acaba sendo assassinada. Vale Tudo foi a novela que parou o país com a pergunta "Quem matou Odete Roitman?", a dúvida que tirou o sono de milhões de brasileiros no final de 1988. Poucas vezes uma novela mobilizou tanto o país.
Leila (Cássia Kiss) mata Odete

A Maggi, fabricante de caldo de galinha, promoveu um concurso para premiar quem adivinhasse o nome do assassino, e oBrasil parou diante da TV em 6 de janeiro de 1989 para conhecer a identidade do criminoso. O mistério do assassinato de Odete Roitman tornou-se motivo de apostas, rifas e sorteios. A cena foi gravada no dia em que o último capítulo iria o ar, e nem o próprio elenco sabia. No último momento o diretor Denis Carvalho dispensou os demais atores e anunciou que Leila (Cássia Kiss) seria a assassina.

Com sua trama contagiante, a novela tinha a marca registrada dos bons folhetins, associada a uma crítica social ao país. Nossos principais problemas políticos se refletiam como nunca, e Vale Tudo lançou a pergunta comum a milhões de brasileiros: “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”. Odete Roitman e Marco Aurélio representavam o que havia de corrupto no país, enquanto Raquel e Ivan simbolizavam a vida difícil de milhões de brasileiros.

Exportada para diversos outros países, Vale Tudo foi sucesso lá fora também. Em Cuba, por exemplo, o governo resolveu legalizar em 1995 uma rede de restaurantes privados que funcionava clandestinamente desde 1993. Esses restaurantes, mantidos em âmbito familiar, receberam o nome de "paladares", assim batizados por conta do nome da empresa de alimentos de Raquel na novela.

Em 2002, a Globo, em parceria com a Rede Telemundo, cadeia de emissoras abertas voltada para a comunidade latina nos Estados Unidos, produziu uma nova versão de Vale Tudo, em espanhol: Vale Todo, com elenco formado por atores latinos.

Ficha técnica:

Novela de Gilberto Braga
Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres
Direção de Denis Carvalho e Ricardo Waddington
Direção geral de Denis Carvalho
De 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989

Elenco:

Regina Duarte - Raquel Acciole
Antônio Fagundes - Ivan
Glória Pires - Maria de Fátima
Carlos Alberto Riccelli - César Ribeiro
Beatriz Segall - Odete Roitman
Renata Sorrah - Helena
Cássio Gabus Mendes - Afonso
Lídia Brondi - Solange
Natália Thimberg - Celina
Reginaldo Faria - Marco Aurélio
Cássia Kiss - Leila
Adriano Reys - Renato Felipelli
Denis Carvalho - William
Cláudio Corrêa e Castro - Bartolomeu
Pedro Paulo Rangel - Poliana (Aldálio)
Lília Cabral - Aldeíde
Rosane Gofman - Consuêlo
Stepan Nercessian - Jarbas
Cristina Galvão - Íris
Sérgio Mamberti - Eugênio
Cristina Prochaska - Laís
Marcos Palmeira - Mário Sérgio
Otávio Mueller - Sardinha
Fábio Villaverde - Thiago
Flávia Monteiro - Fernanda
Marcelo Novaes - André
Íris Bruzzi - Eunice
Zeni Pereira - Maria José
Danton Mello - Bruno
Fernando Almeida - Gildo
Paula Lavigne - Daniela
Jairo Lourenço - Luciano
Maria Gladys - Lucimar
Lourdes Mayer - Dona Pequenina
Paulo Reis - Olavo
João Camargo - Freitas
Nara de Abreu - Deise
Ana Lúcia Monteiro - Marina
Bia Seidl - Marília
Lala Deheinzelin - Cecília
Paulo Porto - Queiróz
Rira Malot - Marieta
Martha Linhares - Suzana
Renara Castro Barbosa - Flávia
Carlos Gregório - Gerson
Edson Fieschi - Carlos
Fábio Junqueira - Fred
Ivan de Albuquerque - Laudelino
Maria Isabel de Lizandra - Marisa
Paulo César Grande - Franklin
Zilka Salaberry - Ruth
Turíbio Ruiz - Dr. Gomes
Ludoval Campos - Fernando
Paulo Villaça - Gustavo
Joyce de Oliveira - Rosália
Roberto Frota - Santana
Marcos Waimberg - Bernardo
Paulo Rezende - Vasco
Sebastião Vasconcelos - Salvador
Daniel Filho - Rubinho
Monique Lafond
Marcos Manzano - Giovanni (Príncipe de Voltera)

Fonte:
http://br.geocities.com/site_espelhomagico e Canal Viva

3 comentários:

  1. E ai cara, blza?

    Muito legal e bem produzido o seu blog, parabéns.

    É ótimo escrever e expressar sentimentos/pensamentos, expulsar os demônios como vc diz...

    Tbm adoro. Meu blog: http://www.thoughtsbyblueeyes.blogspot.com

    Lembro da novela Vale Tudo. Grande sucesso hein, deixou saudades...O quem matou Odete tbm é clássico, jamais esquecerei.

    Abraços, sigamos escrevendo e contribuindo com coisas legais pras pessoas que curtem boas leituras.

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho os dvds hehehe
    Revi esse ano.... Mara!!

    Bjos
    Clênio

    ResponderExcluir