terça-feira, 17 de maio de 2011

STOP Homofobia


17 de maio Dia Internacional contra a Homofobia , data que lembra a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

Acompanhando os comentários sobre a votação do STF a algumas semanas atrás( em chat's e blogs) fica evidenciado o quanto o país é discriminatório.

Sendo que o poder "político" não fez sua parte, uma vez que lhe custaria preciosos votos, coube ao STF ser coerente.

Em um país que luta pela distribuição de renda, entretanto não vê com bons olhos o direito de ir e vir do próximo, resta sonhar com uma alteridade...distante, diga-se de passagem. Fato bem claro na “guerra santa” que se instalou no congresso contra o PL 122.

Aliás, voltando a votação do STF, algumas frases que chamaram a atenção e merecem ser lembradas:

Ministra Ellen Gracie: “Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes”.

Ministro Celso de Mello: “Ninguém pode ser privado de seus direitos políticos e jurídicos por conta de sua orientação sexual.”

Ministro Marco Aurélio de Mello: “O Brasil está vencendo a luta contra o preconceito. Isto significa fortalecer o Estado democrático de Direito.”

Ministro Gilmar Mendes: “Diante de um texto Constitucional aberto, que evolui, está na hora de tomar uma posição.”

Ministro Joaquim Barbosa: “Cumpre a esta Corte buscar impedir o sufocamento e o desprezo das minorias por conta das maiorias estabelecidas”.

Ministro Ricardo Lewandowski: “O Estado precisa colocar sob seu amparo as famílias homoafetivas, conferindo-lhes os mesmos direitos da união estável heterossexual”.

Ministra Cármen Lúcia: “Pluralismo tem que ser social para se expressar no plano político. E os cidadãos precisam ser livres para que tenham uma sociedade plural”.

Ministro Luiz Fux: “É hora da travessia. Se não ousarmos fazê-la, ficaremos para a eternidade à margem de nós mesmos”.

Ministro Ayres Britto: “Aqui é o reino é da igualdade absoluta, pois não se pode alegar que os heterafetivos perdem se os homoafetivos ganham. Essa dedução, essa conclusão, não se coloca”.

Referencial:

Twitter STF e Wikipedia

Um comentário:

  1. Estava falando sobre isso outro dia com um amigo de trabalho...Acho que todos temos direito a fazer o que quisermos contanto que não magoe e machuque outra pessoa. Aceito a união gay porque acho que o amor não escolhe a pessoa. Só acho que depois de uma certa idade as pessoas já sabem exatamente que parceiro ou parceiros querem. Independente disso, são pessoas, mais nada além de pessoas..
    =1

    ResponderExcluir